COMUNICADO nº 1/2021 - DIREÇÃO DISTRITAL DE LISBOA

31-01-2021 22:21

COMUNICADO nº 1/2021 - DIREÇÃO DISTRITAL DE LISBOA

 

Caro(a) Sócio(a)

Em primeiro lugar, desejo a todos Vós votos de muita saúde. Desde praticamente o inicio de 2020 que o distanciamento físico afastou colegas, amigos e famílias. Este ano de 2021, sendo antecipadamente declarado um ano de esperança, está a começar como nunca pensamos viver. Diariamente somos obrigados a inventar modos de vida normais, as nossas capacidades a nível mental são colocadas à prova, estamos de algum modo manietados da nossa liberdade. O dever de nos protegermos a nós e aos outros é fundamental para resistir a esta maldita pandemia. Esse é um desafio a que nenhum de nós se pode alhear.

Desde os primeiros sinais desta crise, a Direção Distrital de Lisboa esteve presente como podia, mas sempre com a angústia de encontrar nos serviços, colegas com semblantes carregados de preocupação. Não conseguimos dialogar com todos como era frequente antes da pandemia, muitos colegas estavam naturalmente afastadados dos Serviços (mas não menos atuantes!) ou pela nossa própria impossibilidade de o fazermos, atendendo às limitações impostas e ainda a decorrer. Ainda assim, trabalhando em equipa, visitámos os serviços do distrito, disponibilizando na medida do possível ajuda e a colaboração que nos é solicitada.

Disponibilizamos equipamento de proteção diverso, sem pretendermos substituir-nos à Autoridade Tributária e Aduaneira ou demais Autoridades de Saúde. Mas estamos certos que com esse gesto de afeto e carinho podemos contribuir para o sentimento de segurança dos colegas e para evitar uma maior propagação do vírus.

Recentemente colocámos milhares de calendário de mesa, em todas as secretárias de todos o Serviços do distrito de Lisboa. Este pequeno gesto simbólico tem também um objetivo: sempre aproveitamos estas visitas para dialogar, registar e encaminhar assuntos.

Muitas dessas preocupações não estão nas nossas competências, são para a Direção Nacional do STI, que tem como é natural a responsabilidade de em tempo útil satisfazer as necessidades dos sócios. Mesmo nesta fase, o sindicato não pode confinar, pois existem problemas por resolver e há muito pendentes, não podendo por isso a pandemia ser desculpa para a indiscutível inércia que se vive. Tanto na aplicação e regulamentação do diploma de carreiras como no SIADAP.

Nessas visitas pelos serviços, e em diversas reuniões com sócios, delegados sindicais e dirigentes sindicais, claramente nos apercebemos do desânimo, falta de esperança e motivação. A recuperação das legitimas pretensões dos trabalhadores deve ser um forte estímulo para que os nossos representantes sindicais, nos vários níveis, não esmoreçam.

A rápida regulamentação do DL 132/2019, de 30/08, bem como a alteração das regras do SIADAP, são fundamentais para o equilíbrio dos trabalhadores. Ninguém duvida do brio profissional e dedicação dos mesmos no apoio ao cumprimento das obrigações fiscais, no controlo da fronteira e no combate à evasão fiscal, tudo isto deve ser traduzido no respeito pelo direito à dignificação da carreira.

Para os trabalhadores não chegam o reconhecimento simbólico e as palavras amáveis da Direção Geral ou da Secretaria de Estado. Os trabalhadores só terão o devido reconhecimento do seu valor, mérito e dedicação através de ações concretas: é necessário desbloquear os procedimentos que têm mantido tantos trabalhadores injustamente estagnados durante anos e outros que nos últimos 10 ou 15 anos se aposentaram sem que lhes fosse dada oportunidade de reconhecimento a uma justa progressão.

A problemática do artigo 38º e inerente abertura do concurso destinado à transição dos trabalhadores em carreiras especiais subsistentes para as novas carreiras tendo em conta que o prazo expirou a 31 de março de 2020, e outros concursos abertos e por abrir, nas alfândegas e informática, sem qualquer feedback objetivo e sem explicação plausível que em nada abona a tranquilidade daquelas que acreditaram que a implementação dos procedimentos prometidos iria ocorrer em tempo útil. Esta situação arrasta-se há tempo demais, com falta de regulamentação ou sem que se abra uma janela de esperança a todos aqueles que muito se esforçam e dedicam à causa publica. Muitos colegas trabalham por dois mas recebem por um, sempre com o mesmo sentido de responsabilidade e dedicação. É tempo de dizer basta! estes problemas concretos têm solução, não se devem arrastar por mais tempo!

Mesmo com as limitações impostas, continuaremos a dar apoio aos delegados sindicais e trabalhadores do distrito. Esta é uma função e um dever que muito nos orgulha, pois a distrital de Lisboa não se demite em momento algum, mesmo em tempo de pandemia, de estar ao lado dos trabalhadores.

Deixando aqui mais uma vez um forte abraço a todos os colegas e votos de muita saúde e esperança no futuro. Até lá, protejam-se a si e aos seus.

Visite-nos em www.stilisboa.com

Lisboa, 31 de janeiro de 2021.

P´la Direção Distrital de Lisboa

O Presidente da Distrital,

 

Comunicado nº 1 DD LISBOA.pdf (193,3 kB)